Skip to main content

Atividade Propostas

 ATIVIDADE PROPOSTAS:

 

NO CAMPUS DA EDUCAÇÃO FÍSICA:

 

        Há uma grande flexibilidade na escolha das atividades a serem desenvolvidas. O tipo de exercício prescrito deve encontrar aceitação e satisfação da pessoa ao praticá-lo, de forma a evitar um futuro abandono e a perda dos benefícios adquiridos por este.

  • Hidroginástica – É uma atividade aeróbia que envolve um grande grupo de músculos em movimentos repetitivos, sem exigir o máximo do corpo, permitindo assim, a sua realização por longos períodos de tempo. Independente do grau de aptidão física, o objetivo maior é o condicionamento físico, com reeducação respiratória. Serve para melhorar a postura, a coordenação motora e o equilíbrio. Aumenta também a capacidade de resistência ao estresse e melhora o relaxamento. A hidroginástica é a atividade mais procurada pelos idosos no Campus da Educação Física. O projeto VIDA ATIVA AFRID utiliza de uma metodologia específica, na qual os idosos praticam 15 dos 60 minutos de aula, atividades fora da água aliando o esforço físico ao peso da gravidade corporal.

  • Natação – É uma atividade indicada para todos os idosos. Para aqueles que dominam os movimentos na água é uma das melhores formas de aumentar a capacidade cadiorespiratória e o idoso deve nadar o estilo que mais lhe traga prazer.

  • Caminhada -O melhor exercício aeróbico para idosos, sem dúvida é a caminhada, por não implicar em riscos maiores à saúde, por adequar-se a cada caso, além de não haver uma necessidade de revisão médica para quem é saudável. Por ser um exercício aeróbico, de baixa intensidade e longa duração, a caminhada traz diversos benefícios à saúde. A caminhada realizada em grupo é mais atraente para o idoso. Aumenta a socialização e o controle do cansaço é mais efetivos, pois os idosos fiscalizam uns aos outros e não deixam que o companheiro ultrapasse os limites.

  • Musculação – Ginástica em Aparelhos: Na atualidade, é a atividade física mais indicada para aqueles que querem obter um rápido resultado em curto prazo de treinamento. Os benefícios na saúde e na qualidade e vida dos idosos são valorosos, pois melhora a função neurológica, aumenta a resistência e a força muscular localizada e os efeitos positivos no metabolismo energético; melhora o equilíbrio e a coordenação nas atividades de vida diária, favorece a socialização, melhora a auto-estima e autoconfiança, reduz a perda do tecido ósseo e muscular e acima de tudo promove alivio nos sintomas da depressão.

     

    Passeios turísticos na cidade e região e Eventos culturais - teatro, canto, cinema: Visa com estas atividades desenvolver o espírito crítico dos idosos, o gosto pelas artes, o espírito de equipe, a cooperação entre pares, aguçando sua sensibilidade para a história local e regional bem como para o conhecimento da importância do lazer para uma vida saudável e com qualidade.
     
     
             Eventos sociais – Festa do Dia das Mães, Junina e Festa de Natal – São eventos realizados em datas específicas e buscam a confraternização entre todos idosos participantes do projeto VIDA ATIVA AFRID, inclusive aqueles que são abrigados em Instituições de Longa Permanência.

     

     
     
    - Jogos Coletivos – Voleibol: auxilia na coordenação motora, na velocidade de reação, no equilíbrio estático e dinâmico, na noção espaço-temporal e nas relações entre pares.
     
     
    - Ginástica Localizada:  Nessa modalidade os exercícios são realizados de forma localizada e repetitiva para maior fortalecimento e rendimento corporal. Sua prática orientada e regular proporciona à pessoa idosa uma melhora significativa do sistema cardiovascular bem como maior amplitude articular maior, equilíbrio e melhor postura. È de fundamental importância que seja controlada a intensidade do exercício e sua freqüência semanal de duração
     
    - Fitness: é uma atividade que trabalha o sistema cardiovascular e força funcional como também treinamento muscular e alongamento. Por ser uma atividade física alegre e divertida favorece o desenvolvimento de ações recreativas e a interação social entre os idosos.
     
     
    - Dança de Salão: A dança é uma expressão representativa do corpo, na qual se utiliza movimentos do cotidiano, os interpretando de forma tanto espontânea quanto formalizada, obedecendo o ritmo e a harmonia. Por ter grande aceitação social a dança de salão é bastante praticada obedecendo diferentes ritmos. Essa modalidade desenvolve a capacidade coordenativa, melhora a noção espaço-temporal, melhora a capacidade motora, articular e cadiorespiratória. Retarda o risco de osteoporose, reduz riscos de quedas, aumenta a força muscular, permitindo, assim maior mobilidade e independência. A dança de salão permite envolvimentos amigáveis entre os idosos e a perpetuação das relações, através de diálogos, cooperação corporal e incentivos.
     
    - Esportes adaptados/Jogos recreativos:  Estas atividades são adaptadas ao idoso de acordo com as capacidades motoras e participativa dos idosos. São sempre recreativos e primam pela a coletividade e a cooperação. Promovem uma harmonia entre o fazer descompromissado e o prazer da realização. Além do bem-estar proporcionado pelo movimento alterações como noção espaço-temporal, equilíbrio, velocidade de reação, lateralidade e força muscular podem ser observados com a prática dessa modalidade.
     
     
    - Dança Livre: desenvolve a capacidade coordenativa, melhora a noção espaço-temporal, a capacidade motora, articular e cardiorrespiratória e o eixo de equilíbrio.
     
    Dança Moderna: Através de movimentos e gestos expressivos, as idosas podem explorar o corpo nas mais diversas formas de comunicação, esquecendo o preconceito e a vergonha decorrentes das fórmulas rígidas de uma educação tradicional, na qual os valores sociais sobrepujam os valores humanos. A dança permite, de uma forma específica, relacionar o sistema educativo com a formação corporal e, por isso ela pode beneficiar a pessoa idosa no seu estado mental, na redução das tensões e frustrações e na liberação das emoções reprimidas que se acumulam no cotidiano. O fazer desencadeia o pensamento e o pensamento desencadeia o movimento. Através da espontaneidade e da imaginação improvisa-se movimentos à partir de estímulos diversos.
     
     
    - Dança do Ventre: tonifica e enrijece a musculatura do abdômen, pernas, braços, costas e glúteos, aumenta e ativa a circulação sanguínea, trabalha as articulações melhorando seu condicionamento, proporciona a reeducação postural e maior flexibilidade.
     
    - Informática: modalidade indicada para o desenvolvimento intelectual e mental dos idosos por meio do aperfeiçoamento tecnológico. Favorece a informação rápida, ampliação das redes de relações, conectividade com a contemporaneidade, melhoria da auto-estima e auto-eficácia. As aulas são desenvolvidas em parceria com a ESEBA.
     
     
    - Canto e Coral: modalidade oferecida para desenvolver a voz e a capacidade de canto dos idosos. Induz pensamentos positivos, cria situações que aliviam o estresse, auxilia na liberação de tensões, favorece a convivência grupal e desencadeia o sentimento de bem-estar.
     
    - Língua Estrangeira - Inglês: permite o exercício das potencialidades por meio do exercício da leitura, oralidade e escrita da língua estrangeira, estimula as funções cognitivas, permite o contato com outras culturas, favorece o relacionamento grupal.
     
     
    - Atividades psicossociais: favorece a exposição de conflitos internos, o controle emocional, melhora a auto-estima e o isolamento social e convívio entre pares.
     
    - Aulão: atividade dinâmica e divertida (gincana esportivo-social), realizada a cada semestre, na segunda quinzena, que congrega todos os participantes do programa AFRID.
     

NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS:


        As atividades desenvolvidas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos
são adaptadas de acordo com as necessidades e condições de cada grupo de idosos – acamados, cadeirantes e ativos. Desenvolvem-se atividades recreativas que variam desde festas, cantigas, recortes, colagens e pequenos jogos motores até exercícios de reabilitação


ASILO SÃO VICENTE E SANTO ANTÔNIO
IDADE DA CLIENTELA: de 60 a 95 anos
ENDEREÇO: Rua Coronel Severiano, 131 B. Centro

LAR ESPÍRITA DE AMPARO AO IDOSO ANDRÉ LUIZ
IDADE DA CLIENTELA: de 60 a 108 anos
ENDEREÇO: Rua Ipanema, 840 B. Copacabana

LAR DO IDOSO SÃO LUCAS
IDADE DA CLIENTELA: de 60 a 108 anos
ENDEREÇO: Rua dos Beijos Brancos, 28 B. Cidade Jardim

FASE - FUNDAÇÃO DE AÇÃO SOCIAL EVANGÉLICA - VER. ADÃO BONTEMPO -
IDADE DA CLIENTELA: de 60 A 96 ANOS
ENDEREÇO: Rua José da Silva Campos, 240 - Santa Luzia

 

OBJETIVO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA:

       O projeto VIDA ATIVA AFRID - Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade, estendendo sua proposta de trabalho até às Instituições de Longa Permanência para Idosos visa oferecer atividades físicas bem como atividades recreativas, artísticas, expressiva e de reabilitação para os internos, buscando, dessa forma promover maior bem-estar e qualidade de vida para aqueles que lá se encontram.

ATIVIDADES FÍSICAS DESENVOLVIDAS NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA:

  • Movimentos espontâneos, expressivos e criativos com material alternativo;

  • Músicas e danças folclóricas regionais;

  • Brincadeiras recreativas com ou sem material (bolas de meia, bolas de borracha, balões, bastões, saquinhos de areia, etc);

  • Movimentos corporais para melhora do equilíbrio, plasticidade e força muscular;

  • Cantigas e serestas mineiras;

  • Ginástica cerebral (exercícios para a ativação da memória);

  • Exercícios de coordenação, atenção e destreza motora usando material alternativo;

  • Confecção de instrumentos musicais e utilização em bandinha rítmica;

  • Atividades de psicomotricidade fina para desenvolvimento das habilidades manuais;

  • Atividades de desenho dirigido e espontâneo, colagem, recorte em grandes dimensões;

  • Exercícios de alongamento e posturais (passivo, ativo, em grupo);

  • Atividades calmantes e relaxantes com músicas suaves utilizando colchonetes;

  • Trabalhos manuais: argila e pintura em tecido e papel.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

AVALIAÇÃO MÉDICA:    O projeto prevê que a cada seis meses o idoso apresente um atestado do médico que o acompanha, como forma de prevenção quanto a problemas relacionados a saúde, bem como a sua liberação para a práticas de atividades Físicas.

        A avaliação médica dos idosos das Instituições de Longa Permanência é realizada por cada Instituição.

AVALIAÇÃO FISIOTERÁPICA:     Ao ingressar no projeto, os idosos são encaminhados ao setor de fisioterapia, para uma avaliação completa do perfil postural, plasticidade, mobilidade, equilíbrio estático e dinâmico, bem como do desempenho motor. Inicialmente é feita uma anamnese histórica do quadro clínico que antecede o atual momento.

    A avaliação fisioterápica dos idosos das Instituições de Longa Permanência é realizada por cada Instituição.

ATENDIMENTO FISIOTERÁPICO:     Realizado no setor de fisioterapia do próprio Campus. Os idosos são atendidos em dias alternados às aulas de acordo com os encaminhamentos médicos e/ou fisioterápicos.

ATENÇÃO À HIPERTENSOS:   Realizado no setor de fisioterapia por uma enfermeira, que além de aferir e registrar a pressão arterial dos idosos antes da prática da atividade física, ainda acompanha e intervém encaminhando, caso haja necessidade, para o Hospital de Clínicas da UFU para melhor controle e qualidade do serviço prestado.


ATENDIMENTO PSICOLÓGICO:     Realizado no próprio Campus da Faculdade de Educação Física por uma equipe de profissionais e estagiários do Curso de Psicologia. Os encontros são grupais para a realização das atividades psicossociais e acontecem semanalmente com três grupos distintos em diferentes horários para facilitar a participação dos idosos.