Skip to main content

Teste Banco de Wells

     Banco de Wells também conhecido como teste de sentar e alcançar é usado na avaliação física, como um teste de flexibilidade para medir a amplitude do alongamento da parte posterior do tronco e pernas.
      Neste teste, o avaliado deverá sentar-se sobre o assoalho ou colchonete com as pernas plenamente estendidas e plantas dos pés contra a caixa usada para a realização do teste. O aluno deverá inclinar-se lentamente e projetar-se para frente até onde for possível, deslizando os dedos ao longo da régua. A distância total alcançada representa o escore final, sendo que serão realizados 3 tentativas de alcance.

      Precauções: o avaliador colocado perto da fita métrica controla que os joelhos não sejam flexionados; que seja feita uma expiração enquanto é realizada a flexão e que o avaliado consiga sustentar esta posição por pelo menos  2 segundos.

 

                                      Video YouTube

  

     Alguns trabalhos que utilizaram esse método:

     Título: Relações entre aptidão física, sexo, idade, nível de atividade física e supervisão dos exercícios em indivíduos fisicamente ativos de 50 a 79 anos de idade
     Autora: Rosane Beltrão da cunha carvalho
     Aqui

     Título: Efeito do treinamento de exercícios de flexibilidade sobre a marcha de idosas
     Autor: Fabiano Cristopoliski
     Aqui

     Livro: Avaliação do Idoso - Física e Funcional
     Autor: Matsudo, Sandra Marcela Mahecha
     Editora: Editora Phorte

 

 

Glenio Fernandes

Prof.Educação Física